sábado, 3 de setembro de 2011

A efervescência das mudanças pós-guerras. (Artigo)

Durante o século XX o mundo foi palco de diversas rebeliões capazes de muda-lo decisivamente. As guerras envolvendo as grandes potências mundiais destruíram parte dos principais continentes, contudo as nações envolvidas dedicaram suas capacidades econômicas, industriais e científicas para a criação de bens que o auxiliassem nesse período. Tais avanços foram impulsionados durante a guerra fria quando os blocos socialistas e capitalistas tentavam divulgar a suas criações e seus modos de vida.


As transformações culturais se destacaram entre 1960 e 1970, mas tais acontecimentos tiveram suas ideias instauradas no final da década de 50. Os “povos” considerados segregados começaram a ter voz e defender o seu espaço por uma vivência livre dos padrões opressores baseados nas normas de gêneros, apesar de terem que lutar para conseguir tais realizações; iniciando pelas mulheres que após a segunda guerra tiveram seus cargos nas indústrias perdidos, obrigando-as a voltarem a serem as “donas do lar”. O sexo feminino exigia ter direitos de propriedade, trabalhistas, de voto, também queriam ter autonomia dos seus corpos querendo direito ao aborto, a proteção à violência doméstica, ao abuso sexual, entre outros. Influenciadas pela mídia norte-americana as mulheres criaram seus concursos de beleza como a Miss América e queimaram seus sutiãs (essas ações ficaram associadas aos protestos femininos). Outro grupo que também buscava através de suas ideologias a garantia dos seus direitos foram os negros, estes contaram com a luta de líderes como John Kennedy e Martin Luther King que pregavam o sonho de uma nova América, entretanto as ideias de dignidade racial, igualdade econômica e libertação da autoridade branca do país, tiveram um marco inicial através de Rosa Parks(uma costureira presa após negar dar seu lugar em um ônibus a uma mulher branca), outros movimentos que excitaram a população negra foram o Black Power e as Panteras Negras. Cansados de tanta violência, da opressão e da desigualdade, inúmeros grupos surgiram pregando os seus valores como os hippies que defendiam a paz e o amor. Essa época promoveu muitas repercussões sociais e politicas devido à efervescência cultural e ideológica presente. Os jovens foram personagens especiais nesse processo, pois com toda a sua rebeldia e sua sede de justiça, essa geração baseada pelo ocidente revolucionou os códigos morais e propuseram uma nova forma de ver o mundo. Eles se caracterizavam pela valorização da natureza, pela vida comunitária, pelo vegetarianismo, as experiências com drogas... As musicas poderiam ser consideradas como os hinos dessas pessoas. A sua variedade acompanhou tais acontecimentos, assim é possível perceber a influência que elas tinham através de cantores como Bob Dylan, Elvis Presley, Beatles, The Rolling Stones, Jimmy Hendrix, Jannes Joplins e outros que conquistaram os jovens com suas baladas inovadoras. O estilo musical que mais se destacou foi o rock, este não só inspirava com suas melodias mais ditava a forma de viver. O movimento cultural brasileiro se manifestou através de cantores como Caetano Veloso, Betânia, Gal Costa, Gil, Chico Buarque, dentre outros, sendo que o Brasil passava por um regime militar.


As transformações na ciência se destacaram pelos soviéticos e americanos. Nesse período de guerra fria tais países conseguem lançar homens ao espaço, a lua e a marte. Começam as transmissões a cores das televisões aumentando ainda mais a força da mídia sobre a população. Afirma-se que as manifestações daquelas décadas não se limitavam. As expressões e a ousadia transpareciam pela forma como as pessoas se vestiam, fazendo assim com que a moda mostrasse a forma como cada pessoa enxergava o mundo. O estilo hippie, as calças com boca de sino, as peças com franja, todas elas representavam essa fase. Todos esses acontecimentos moldaram quem vivia naquele tempo e é graças às pessoas que defendiam seus direitos que hoje se pode viver em um lugar com liberdade de expressão e sem muitos tabus, limitando alguns, por ainda viverem em regimes ditatoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário